Carnaval de Veneza – Jorge Almeida


Nasceu a 29 de agosto de 1971 em Santa Maria da Feira. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos de idade na Academia de Música de São João da Madeira na classe dos professores Fernando Batista e José Macedo.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de São João da Madeira. Foi no ano de 1987 vencedor do Prémio Juventude Musical Portuguesa. No ano de 1995 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde frequentou o Curso Superior de Instrumentista de Orquestra, tendo como professores Douglas Stepheson e David Burt.

Participou em dois estágios com a Orquestra Académica Metropolitana, dirigidos pelo Maestro Jean Sebastien Béreau, professor do C.N.S.M. Paris.

Colaborou como freelancer com as principais orquestras nacionais, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, entre outras. No ano de 1997 é admitido como Solista A na Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Participou em masterclasses com os professores: Philip Smith, Rod Franks, Allen Vizzuti e Eric Aubier.

Como solista apresentou-se com a Orquestra Académica Metropolitana e Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, tendo ainda interpretado a Sonata para Trompete e piano de Paul Hindemith, integrado na interpretação de todas as obras solísticas do compositor na Culturgest.

Efectuou diversas gravações orquestrais para as editoras EMI e Marco Polo e como solista para a RDP.

A sua versatilidade levou-o também a participar em várias bandas sonoras de anúncios publicitários.

É professor de trompete na Escola Profissional deMúsica de Espinho. Desempenha actualmente o lugar de 1º trompete na Orquestra Metropolitana de Lisboa.

É actualmente 1º trompete no Grupo de Metais do Seixal e paralelamente do Grupo Metálica Brass Ensemble (O.M.L.)