Em Conquista – Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva


O Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva surgiu no ano letivo 2010/2011 e é constituído por alunos e ex-alunos desta Escola do Ensino Artístico Especializado.

Desde o início da sua existência tem sido diversificada a atividade realizada, devendo destacar-se a interpretação de obras de referência do repertório coral como o Gloria de A. Vivaldi e a Messe de Minuit de M. A. Charpentier, ambas em conjunto com a Orquestra de Câmara da AMCP e solistas da Licenciatura em Canto da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a direção do seu responsável artístico, Prof. César Freitas.

Realizou em 2012 um concerto integralmente dedicado ao Jazz, no qual interpretou alguns dos mais conhecidos standards, e, em 2013, para além de interpretar o Motete Jesu Meine Freude de J. S. Bach, apresentou-se na 9ª edição dos Festivais de Outono organizados pela Universidade de Aveiro, onde interpretou exclusivamente repertório coral do compositor portuense Cláudio Carneyro.

No âmbito do Curso Internacional de Música Vocal de Aveiro, executou no Teatro Aveirense as óperas Dido e Eneias de H. Purcell (2011), As Bodas de Fígaro de W. A. Mozart (2013), Orfeu nos Infernos de J. Offenbach (2014) e Suor Angélica de J. Puccini (2015) em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço e com encenação de Claudio Hochman. Neste mesmo curso, realizou um concerto dedicado à música coral inglesa, onde foi dirigido pelo maestro Paulo Lourenço (2012).

Foi selecionado para participar, em 2012 e 2014, respetivamente 2ª e 3ª edição do F.I.C.C. – Freamunde International Choir Competition, concurso internacional com coros de diversos países, tendo-se deslocado, também em 2014, a Calella/Barcelona, participando no Festival/Competição “Canta al Mar” e através do qual obteve a qualificação para a “Champions Competition” dos World Choir Games, o maior concurso de coros do mundo.