Carnaval de Veneza – Vera Pereira


Nasceu em Cesar, Oliveira de Azeméis, em 1981. Iniciou os estudos musicais aos nove anos de idade na Academia de Música de São João da Madeira onde teve como professores Maurício Dias Noites e Rui Paulo Sousa.

Em 1996, após ter concluído o 6º grau, ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, na classe do professor Américo Costa. Aí teve a oportunidade de trabalhar em Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica com vários maestros, tais como Kevin Waldron, António Soares, Emílio de César, Manuel Ivo Cruz, Joám Trillo, Marc Schuster e Ernest Schelle.

Participou no estágio de música de câmara da Orquestra Portuguesa de Escolas de Música (Orquestra 99), no 1º estácio nacional da Orquestra Aproarte, com o maestro Ernest Schelle e nas Quartas Jornadas Nova Música, em Orquestra de Câmara com o maestro Edwin Roxborgh.

Em Outubro de 1999 foi convidada a tocar a solo com a Orquestra Sonfónica Artave, como aluna finalista com melhor média do curso de instrumentista de sopro.

Frequentou cursos e masterclasses com Nuno Ivo Cruz, Olavo Barros, Vasco Gouveia, Sandra Pina, Félix Reggli, Rien de Reed, István Matuz, Michael Hasel e Viçenç Prats.

É bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1997, estando a estudar actualmente na Escola Superior de Música de Lisboa com Nuno Ivo Cruz e a leccionar no Conservatório Metropolitan e Escola Metropolitana de Música de Lisboa.